terça-feira, junho 27, 2017

Governo lança o Portal Emprega Brasil

Posted by Unknown on terça-feira, junho 27, 2017 in | No comments



O Portal Emprega Brasil reúne uma série de serviços ao cidadão, atendendo aos requisitos do Programa Brasil Eficiente, que preconiza a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a melhoria da prestação de serviços públicos. A plataforma reduzirá a necessidade de o cidadão ir a um posto do Sine para ter acesso aos serviços do Ministério do Trabalho, diminuindo eventuais filas.

Além de não precisar se deslocar, ao realizar o cadastro no portal o cidadão terá acesso às informações sobre o Seguro-desemprego e o Abono Salarial. Em breve, uma nova funcionalidade do portal permitirá que o processo de habilitação do Seguro-desemprego ocorra pela Internet. O trabalhador precisará ir ao Sine apenas apresentar a documentação. Essa atualização trará ainda mais agilidade e facilidade para a vida do trabalhador.
Navegue e conheça!

Como obter a senha de acesso ao
Portal Emprega Brasil
 Para obter a senha de acesso ao Portal Emprega Brasil, clique em "Cadastrar".
Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; Se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.
Estas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso estejam corretas, você será direcionado para responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.
Você precisa acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Após isso, receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso tenha dificuldade em responder as perguntas, aguarde 24 horas para uma nova tentativa ou entre em contato com a central 135 para auxílio.
Com este código de acesso, você acessará o Portal Emprega Brasil.


Cadastre-se e tenha acesso aos

Serviços do MTb


Para ter acesso aos serviços disponíveis na Área Restrita ao Trabalhador é necessário possuir cadastro no Portal Emprega Brasil.
Caso já tenha utilizado os serviços do SINE e MTb, basta atualizar as informações que constam no Cadastro.
Mantenha atualizado seus dados para contato: e-mail, telefone e endereço residencial. Eles podem aumentar as chances de ser contatado pelas empresas para participar de processos seletivos de vagas de emprego.
Informe até 3 (três) números de telefone.
Se não souber o CEP de sua residência, clique em NÃO SEI O CEP e faça a pesquisa.
O campo Raça/Cor é de preenchimento obrigatório, conforme estabelecido na Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010.
Ao preencher ou atualizar o cadastro, verifique se todas as informações estão corretas e clique em Salvar.

Nesta área você acessa os serviços on line disponibilizados pelo Ministério do Trabalho.
Neste momento, estão disponíveis as consultas do Abono Salarial e Seguro-desemprego, além da atualização do cadastro com informações pessoais.
Em breve, o Ministério do Trabalho disponibilizará a opção para solicitar o Seguro-desemprego e novidades na busca de vagas de emprego.

Seguro-desemprego

A consulta ao requerimento do Seguro-desemprego disponibiliza informações referentes a sua última solicitação ao benefício, como:
- Vínculo empregatício que originou o requerimento para a solicitação ao benefício;
- Situação do benefício;
- Notificações e Pareceres de Recursos;
- Número de parcelas, valor, situação e data prevista para pagamento.

Abono Salarial

Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial é um benefício equivalente ao valor de no máximo um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.
Para ter direito, é preciso:
- Estar cadastrado no PIS há, pelo menos, cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Para saber se você tem direito e o calendário de pagamento, clique em Consulta ao Abono Salarial.

Aplicativo Sine Fácil

O QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
É por meio do QR Code que você conseguirá o acesso aos serviços fornecidos pelo SINE Fácil.
Existem três formas diferentes de obter seu QR Code:
1. No documento impresso e entregue pelo empregador para o trabalhador ou no posto de atendimento do Ministério do Trabalho, no momento da solicitação do benefício do Seguro-desemprego.
2. Quando o trabalhador não possuí um requerimento do Seguro-desemprego, contudo quer acessar os demais serviços do aplicativo. Para isso ele precisará dirigir-se a um Posto do Sine mais próximo, atualizar seu cadastro e solicitar ao atendente que gere um QR Code.
3. Por último, o trabalhador pode realizar seu cadastro no Emprega Brasil e acessar a funcionalidade para geração do QR Code. Caso já tenha seu cadastro do SINE atualizado, poderá acessar várias funcionalidades do aplicativo, tais como: Consulta de Vagas, Agenda de Entrevistas, Contratos de Trabalho e Consulta do Abono Salarial.

Fonte: https://empregabrasil.mte.gov.br/






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