Posted by Unknown on segunda-feira, abril 17, 2017 in Empreendedorismo | No comments
As Técnicas mercadológicas adquiriram tal abrangência no
mundo contemporâneo que são utilizados, em qualquer sistema econômico social,
tanto por empresa comerciais como por instituições sem fins lucrativos, e em
campanhas díspares como as de vacinação de crianças, realizadas pelos governos
com o objetivo de promover o bem público e as eleitorais para
"vender" ao eleitor a um cargo eletivo.
Marketing
palavra inglesa (de market, mercado) de mais uso que as expressões
equivalentes, mercadológica ou comercialização. Marketing é o conjunto de
atividades que visam orientar os fluxos de bens e ser viços do local que são
gerados para os consumidores ou usuários. Em sentido mais estrito, Marketing é
um conjunto de técnicas coordenadas que permitem uma empresa conhecer o mercado
presente e o potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o
volume de vendas. Nas empresas que trabalham para clientes certos e nos
monopólios, o marketing tem uma importância secundária, mas quando a empresa
possui para o mercado, precisa prever o que, quando, onde, com que imagem, em
que quantidade e a que preço será possível colocar o produto no mercado.
O Marketing
utiliza técnicas fundamentais em estatísticas, demografia, geopolítica,
interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos
meios de comunicações e econometria. As técnicas de marketing são objetos de
estudos sistematizados em escola de comunicação social e reconhecidas como
atividade econômica de grande importância no conjunto da economia nacional,
tanto pela geração direta de empregos como pela promoção das vendas, que
aquecem o consumo e a economia que promovem o desenvolvimento.
Funções do Marketing
Destacam-se
cinco funções principais dos profissionais de marketing:
1- Gerência do produto - que acompanha ou serviço
desde a concepção aos estágios de pesquisas, design, desenvolvimento e
fabricação até o lançamento no mercado.
2-
Definição do preço - determinado de acordo os custos, poder aquisitivo do
mercado, e preços dos produtos concorrentes.
3- Distribuição - feita
por um ou mais canais, em venda direta ao consumidor ou por intermediários. A
distribuição dos produtos depende de sua natureza e da forma como é feita a
venda. Os canais tradicionais de distribuição são o atacado o varejo, e as
vendas industriais.
A
partir da década de 1950, tornaram-se populares as vendas por reembolso postal
e a mala direta; mais tarde surgiram o telemarketing, as vendas por computador
e a formação de grandes cadeias de vendedores autônomos, que adquirem os
produtos e as peça publicitárias, cuidam da divulgação e do fechamento de
vendas e estabelecem suas próprias margens de lucro , dentro de limites
estabelecidos pelo fabricante.
4-
Publicidade - que seleciona as características do bem capazes de atrair o
público alvo e criar na mente do consumidor diferenciações positivas do produto
em relação aos concorrentes .Uma das principais técnicas do marketing , a
publicidade, tem o objetivo de criar , e desenvolver ou mudar os hábitos e
necessidades do consumidor, desenvolver ou mudar os hábitos e necessidades do
consumidor.
5-
Vendas - em que se dá o contato direto entre comprador e vendedor. Os
fabricantes de bens de consumo e larga escala, embora não vendam diretamente ao
consumidor final , costumam empregar um grande número de vendedores para lidar
com todos os intermediários de todo tipo, sejam eles atacadistas ou varejistas.
Na venda de bens de capital complexos ou muito caros o papel do vendedor é
crucial.
Com
o aumento do número de concorrentes em quase todos os ramos de negócios o campo
de atuação do Marketing passou a incluir funções como serviços de atendimento
ao cliente e comunicação com o consumidor. Em algumas empresas , a diretoria de
Marketing detém poder decisório sobre áreas das mais diversificadas , como
programação visual e embalagem, preço, relações públicas, e pesquisa e
desenvolvimento de produtos novos.
Mercado
No
andamento deste trabalho, temos frisado bastante a palavra mercado. O conceito
de mercado e extremamente importante em marketing. Definimos mercados como a
demanda agregada dos compradores potências de um produto. Demanda agregada é o
conjunto das demandas individuais de todos os compradores em potencial de um
determinado produto. Mas a demanda agregada, ou mercado total, também é a soma
das demandas dos diferentes segmentos do mercado, reunido cada qual o grupo de
compradores de detentores de características que distingue o segmento dos
demais e o tornam significativo para o marketing. O mercado não é a demanda
agregada por determinado produto, mas a soma das demandas dos diferentes
segmentos do mercado.
Segmento de mercado é um grupo de compradores que reúnem características próprias e torna tal segmento diferente dos demais e significativo em termo de marketing. Mas a existência de um grupo de indivíduos com características comuns não traduz, em si mesmo, um segmento de mercado. Só quando esses indivíduos reúnem características comuns como compradores em que forma o mencionado segmento.
Segmento de mercado é um grupo de compradores que reúnem características próprias e torna tal segmento diferente dos demais e significativo em termo de marketing. Mas a existência de um grupo de indivíduos com características comuns não traduz, em si mesmo, um segmento de mercado. Só quando esses indivíduos reúnem características comuns como compradores em que forma o mencionado segmento.
As características destinas, em termo de marketing, de
cada segmento facilitam ao profissional planejar e lançar o produto de modo a
faze-lo via ao encontro das necessidades de cada segmento. As técnicas de
marketing, pois, dedicam hoje especial atenção a identificação e ao estudo dos
segmentos do mercado, que são como um balizamento para o lançamento de novos
produtos.
A mais ampla divisão do mercado é a que separa o mercado consumidor do mercado industrial. Essa divisão, que torna cada parte grande demais para ser considerada como um segmento de mercado, separa os compradores em potencial em duas categorias:
A mais ampla divisão do mercado é a que separa o mercado consumidor do mercado industrial. Essa divisão, que torna cada parte grande demais para ser considerada como um segmento de mercado, separa os compradores em potencial em duas categorias:
Consumidores finais - são aqueles que compram para
o seu consumo pessoal ou de sua família.
Clientes industriais - são aqueles que compram
para posterior operação em empresas ou outros instituições.
Os consumidores finais compra em quantidade muito menores
e geralmente para consumo em períodos bem menores do que os dos clientes
industriais. Os consumidores finais não são usualmente ato sistematizados em
suas compras quanto os clientes industriais. Estes representam empresas, que
existem para produzir lucros o que faz com que suas compras assuma um caráter
mais organizado, regular e sistematizado. Os demais clientes industriais são
entidades de caráter não lucrativos ( como repetição publicas, escolas e
hospitais ), cujas operações são fiscalizadas e inspecionadas por autoridades
externas a instituição o que faz com que suas compras assumam igualmente cunho
de regularidade.
Outra
importante diferença é que o consumidor final depende apenas parte do seu tempo
comprando, enquanto o cliente industrial emprega profissionais que dedicam todo
o seu esforço e expediente de trabalho a compra. Além do mais, o consumidor
final distribui a sua aptidão para compra para numa vasta gama de mercadoria de
serviços, enquanto o profissional de compras se especializa e, portanto, reúne
mais condições de aperfeiçoamento no assunto.
Marketing
em nosso cotidiano ( exemplos práticos )
A) um
fabricante de sapatos espera o seguinte de sua equipe ou subsistema de
marketing: Informações sobre as preferências do consumidor no que diz respeito
a sapatos, tamanho e localização das mercadorias do ramo e natureza da
competição neles existentes; esforços para que seus produtos se torna
disponível nos devidos locais e na época mais propicia aos compradores
potenciais; participação da determinação dos preços dos produtos os quais
deverão ser não apenas aceitáveis pelos compradores, mas também geradoras de
lucros para empresa fabricante de sapatos.
"O
Marketing desempenha o mesmo papel básico para todos os fabricantes de
mercadorias sejam elas produtores de aços para compradores da área industrial,
de doces para crianças ou de frutas ou legumes para consumidores em
geral."
B) uma companhia de seguros de vida ( que,
fundamentalmente, vende o serviço de proteção ao indivíduo ), espera de sua
equipe de marketing o seguinte: fornecimento de informações sobre seus mercados
e sobre o tipo de serviço de seguro de que estes mercados necessitam ou
desejam; abertura de canais através dos quais esses serviços passaram ao
alcance dos prováveis consumidores; informação aos compradores em potencial
sobre os tipos e naturezas do serviço que lhe serão oferecidos; participação na
determinação dos preços (prêmios), que deverão ser não apenas aceitáveis pelos
compradores em potencial, mas também vantajosos e geradores de lucros para a
empresa seguradora.
"Seja um serviço um escola de dança , uma firma de
informação turística ou um cabeleireiro , o marketing é quem responde pela
transferência final do serviço ao comprador e pelo fluxo de entrada de receita
para organização "
Conclusão
O Marketing
tem uma grande importância para empresa no mercado hoje. É ele que tornará um produto
ou serviço de uma empresa conhecido, e garantirá um lugar de destaque entre os
concorrentes no mercado.
É
impossível dissociar o Marketing da empresa, assim também como, o marketing da
mídia tem um papel de muito importante e de grande influência no mercado. Nós
somos levados diariamente e a todo instante a optar sempre pelo que ele nos
oferece. Sendo assim já que o papel do marketing é levar ao consumidor uma boa
imagem da empresa, colocando seu produto ou serviço em uma posição elevada
quase insubstituível em relação a outros (concorrência) toda e qualquer empresa
de uma forma ou de outra tem e precisa e é levada inconscientemente a fazer o
Marketing de seu produto ou serviço para garantir e estabilidade de sua empresa
no mercado.
Objetos de Estudo do
Marketing
Para formular sua
política de vendas, a empresa precisa analisar previamente algumas questões
fundamentais:
1. Conhecimento dos
mercados atuais e seus possíveis desenvolvimentos. Para chegar a esse
conhecimento, a empresa promove a segmentação do mercado servindo-se de
estatísticas oficiais disponíveis, informações obtidas por suas redes
comerciais e pesquisas realizadas expressamente para essa finalidade. Os tipos
mais comuns de segmentação são por nível econômico, regional e por grupos sociais
e demográficos.
2. Capacidade
aquisitiva e preferências dos possíveis clientes, mediante pesquisas,
entrevistas pessoais, observação direta e experimentação, determina-se a
disposição da clientela em relação aos produtos ( em fabricação ou em projetos ),
da empresa. Levam-se em conta nessa investigação as faixas de renda, o poder
aquisitivo do mercado potencial, os gastos e preferências dos possíveis
compradores, com atenção especial a características como educação, sexo, idade
etc. A possibilidade de influir na mudança de hábitos ou na criação de novos
hábitos com vista do consumo de determinado produto. Numa área mais
especializada atua a pesquisa motivacional, que relaciona os motivos que levam
ao consumidor a preferir subconscientemente um produto dado. Essas informações
condicionam e completam a analise do produto e dão a conhecer as
características que devera ter para satisfazer o consumidor.
3. Determinação das
condições que o produto deve reunir, e marketing, o produto é tudo aquilo que
pode satisfazer uma necessidade e, portanto, ser vendido. Na investigação
estudam-se todas as características do produto: A impressão geral que ele
causa; a imagem, fundada em seu conhecimento e prestigio; o conjunto de funções
( técnicas ou de prestigio para o usuário ) que ele cumpre; a possibilidade da
modificação da possibilidade para melhor adaptar-se ao mercado; a relação entre
a funcionalidade e preço final.
A pesquisa do
mercado fornece também as empresas informações sobre as possibilidades dos
produtos ou serviços em relação aos concorrentes; compara o produto da empresa
com outros similares da concorrência e atribuir peso relativo as
características que são objetos de estudo e que se referem, normalmente, a
marca, apresentação, qualidades funcionais e técnicas, métodos de vendas,
reclamações do cliente em relação idoneidade do produto, atendimento ao cliente
e preços e condições de pagamentos. Sem consequências dessa comparação, o
produto de uma empresa alcançar uma valorização maior em relação a outro similar
de outra empresa, a primeira estará em melhor condições para promoção de seu
produto, enquanto a Segunda devera corrigir aquelas características nas quais
seus produtos se mostrou inferior.
4. Estudo da
concorrência, para uma gestação comercial adequada, não e suficiente a
comparação entre os produtos da empresa e os da concorrência. É preciso também
conhecer esses produtos, os métodos publicitários utilizados a organização de
vendas, a influencia da publicidade do produto sobre o publico e as razões dessa
influencia.
5. Investigação da
demanda os resultados obtidos nos pontos anteriores permitem quantificar a
demanda possível e sua elasticidade, ou seja, a resposta do mercado as
possíveis variações no preços ( um artigo é muito elástico quando uma pequena variação
do preço acarreta numa variação relativamente maior da quantidade demandada ).
6. Proposta de
atuação a luz das informações obtidas, a equipe responsável pelo estudo
mercadológico deve elaborar um leque de sugestões de ações capazes de atrair os
clientes da empresas competidoras, conseguir a expansão dos mercados já
existentes e criar novos mercados, tanto para venda de produtos já conhecidos
quanto de novos produtos.
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