Posted by Unknown on domingo, maio 28, 2017 in Empreendedorismo | No comments
Administração de Marketing: a análise, o planejamento, a implementação e o
controle de programas desenvolvidos para criar, construir e manter trocas
benéficas com compradores-alvo para que sejam alcançados os objetivos
organizacionais.
Agente: elemento que representa os compradores e vendedores
em base, relativamente permanente, que
desempenha apenas algumas funções e não assume a posse das mercadorias.
Banners: pequenas caixas retangulares contendo textos e, às
vezes, uma imagem para promover uma marca.
Benchmarking: pesquisa de referências de excelência; copiar o que
deu certo.
Brainstorming: técnica de criatividade utilizada com maior número de
ideias possíveis no tempo mais rápido, criando soluções para determinados
problemas, tempestade de ideias.
Brand: marca nome, sinal, símbolo ou desenho que identificam um produto,
logotipo.
Brand Equity: conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca,
seu nome e seu símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado, por
um produto ou serviço, para uma empresa ou para seus consumidores.
Briefing: conjunto de instruções, diretrizes ou informações
transmitidas, de forma resumida e por escrito.
Commodity: usada como referência aos produtos em estado bruto ou
com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos
em grandes quantidades e por diferentes produtores. Esses produtos in natura,
cultivados ou de extração mineral, podem ser estocados por determinado período,
sem perda significativa de qualidade. O que torna as commodities muito
importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias,
possuem cotação e “negociabilidade”
globais; portanto, as oscilações nas cotações dessas commodities têm impacto
significativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes
econômicos e até mesmo a países.
Curva de demanda: curva que mostra o número de unidades que o mercado
comprará em certo período de tempo, pelo s diferentes preços eventualmente
cobrados.
Customer Relationship Management (CRM): um sistema integrado de gestão, com foco no cliente, constituído
por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo
de gestão de negócios. Seu objetivo principal é auxiliar as organizações a angariar e fidelizar clientes ou
prospectos, fidelizar clientes atuais procurando atingir a sua satisfação
total, por meio do melhor entendimento das suas necessidades e expectativas e a
formação de uma visão global dos ambientes de marketing.
Customização: definida como a produção de bens e serviços que
atendam aos anseios específicos de cada cliente, individualmente, a custos
superiores aos dos produtos não customizados ou padronizados.
Dumping: domínio de mercado por meio de política de preço,
prática desleal, os preços seriam inferiores ao custo.
EDI: (Troca Eletrônica de Dados).
ECR: Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao Consumidor).
Empowerment: processo de repartir poder com os empregados,
aumentando, deste modo, sua confiança em suas habilidades para desempenhar seus
cargos e suas crenças que são contribuintes influentes para a organização.
Endomarketing: a filosofia do marketing aplicada dentro da
organização, recursos humanos e marketing de mãos dadas, o marketing voltando
para dentro.
Franquia: associação contratual entre um fabricante, atacadista
ou organização de serviços (um franqueador) e empresários independentes
(franqueados) que compram o direito de possuir e operar uma ou mais unidades no
sistema de franquia.
FOB – (FREE ON BOARD) – livre a bordo): sistema de cotação de preço em que o comprador se
responsabiliza pelo pagamento dos custos de transporte.
Jingle: propaganda gravada, contendo música e texto,
destinada à veiculação radiofônica.
Jobber: atacadista, distribuidor.
Joint Venture: subsidiária compartilhada por duas ou mais empresas,
tanto local quanto internacionalmente.
Just In Time (JIT): sistema que requer sublinhas e componentes para serem
fabricados em lotes muito pequenos e entregues ao estágio seguinte do processo produtivo, exatamente nas
condições necessárias.
Layout: esboço de anúncio.
Malling List: relação de nomes para mala direta.
Maid Order: reembolso postal.
Marca: é qualquer sinal visualmente perceptível capaz de identificar produtos
ou serviços. A marca é um instrumento propiciador do binômio fidelidade e
confiança, pois o consumidor irá buscar de determinado produto ou serviço na
expectativa de nele encontrar garantias mínimas de satisfação e qualidade, o
que somente será possível se puder individualizá-lo em meio a outros
produtos/serviços, de origem diversa.
Marketing diferenciado: uma estratégia de cobertura de mercado em que a
empresa decide se voltar para diversos segmentos de mercado e desenvolver
ofertas separadas para cada um deles.
Marketing indiferenciado: uma estratégia de cobertura de mercado em que a
empresa decide ignorar as diferenças dos segmentos do mercado e ingressar no
mercado total com uma única oferta.
Marketing mix: um conjunto de ferramentas de marketing táticas e
controláveis (produto, promoção (comunicação, preço e praça) que a empresa
utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.
Marketing
one-to-one: marketing individual.
Marketing Share: participação no mercado, potencial de vendas.
Mark up: margem bruta. É o processo para adicionar uma margem
aplicada ao custo-base, para determinação de preço.
Mercado: é o conjunto de atuais e potenciais compradores de um
produto. Estes compradores partilham uma necessidade ou desejo particular que
pode ser satisfeito por meio de trocas ou relações.
Mercado-alvo: conjunto de compradores que possuem necessidades e
características comuns, ás quais a empresa decide atender.
Merchandising: Ação no ponto-de-venda. Utilização de ferramentas e
expedientes promocionais no ponto-de-venda, visando a venda e a satisfação do
consumidor.
Miopia de marketing: este fenômeno tende a acontecer pelo fato de que
algumas organizações concentram seu foco somente no produto, ao invés de se
preocuparem, primeiramente, com seus clientes. Esse termo foi “descoberto” e
estudado, primeiramente, por Theodore
Levitt. Ele percebeu que as organizações que passavam por esse processo,
perdendo o seu foco de negócio, visando apenas o seu produto.
Partner Relationship Management ( PRM): pode ser definido como uma estratégia de negócio, um
subsistema do CRM, que tem como objetivo melhorar a comunicação entre parceiros
e a logística de distribuição, de forma a maximizar o potencial da relação
apresentado sinergias ao clientes finais do canal.
Patente: é um título de propriedade temporária sobre uma
invenção ou modelo de utilidade outorgado pelo Estado aos inventores e/ou às
demais pessoas que, de qualquer forma, tenham contribuído para a criação e
pretendam dela fazer uso, em escala industrial. Em contrapartida, o inventor se
obriga a revelar, detalhadamente, todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela
patente.
Press Release: notícia distribuída para divulgação graciosa.
Royalty: Importância cobrada pelo proprietário de uma patente
de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma
obra para permitir seu uso ou comercialização.
Skimming de mercado: estabelecimento de um preço alto para um novo produto
com a finalidade de “retirar”, camada após camada, o máximo da “nata” (skim)
das receitas provenientes dos segmentos que estiverem dispostos a pagar aquele
preço; a mesma empresa faz um número menor de vendas, porém mais lucrativas.
Stakeholders : este termo foi criado para designar todas as pessoas,
instituições ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas ações
de uma organização, ou seja, refere-se a toda parte interessada ou
interveniente, de um processo, por exemplo, clientes, colaboradores,
investidores, fornecedores, comunidade etc. O processo em questão pode ser de caráter
temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a
missão de uma organização sem fins lucrativos).
Vantagem competitiva: capacidade de ter um desempenho melhor que dos
concorrentes, na oferta de algo que o mercado valorize.
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