domingo, maio 28, 2017

Termos utilizados por Profissionais de Marketing

Posted by Unknown on domingo, maio 28, 2017 in | No comments




Administração de Marketing: a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas desenvolvidos para criar, construir e manter trocas benéficas com compradores-alvo para que sejam alcançados os objetivos organizacionais.

Agente: elemento que representa os compradores e vendedores em base, relativamente  permanente, que desempenha apenas algumas funções e não assume a posse das mercadorias.

Banners: pequenas caixas retangulares contendo textos e, às vezes, uma imagem para promover uma marca.

Benchmarking: pesquisa de referências de excelência; copiar o que deu certo.

Brainstorming: técnica de criatividade utilizada com maior número de ideias possíveis no tempo mais rápido, criando soluções para determinados problemas, tempestade de ideias.

Brand: marca nome, sinal, símbolo ou desenho que identificam um produto, logotipo.

Brand Equity: conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado, por um produto ou serviço, para uma empresa ou para seus consumidores.

Briefing: conjunto de instruções, diretrizes ou informações transmitidas, de forma resumida e por escrito.

Commodity: usada como referência aos produtos em estado bruto ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores. Esses produtos in natura, cultivados ou de extração mineral, podem ser estocados por determinado período, sem perda significativa de qualidade. O que torna as commodities muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação  e “negociabilidade” globais; portanto, as oscilações nas cotações dessas commodities têm impacto significativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes econômicos e até mesmo a países.

Curva de demanda: curva que mostra o número de unidades que o mercado comprará em certo período de tempo, pelo s diferentes preços eventualmente cobrados.

Customer Relationship Management (CRM): um sistema integrado de gestão, com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios. Seu objetivo principal é auxiliar as organizações  a angariar e fidelizar clientes ou prospectos, fidelizar clientes atuais procurando atingir a sua satisfação total, por meio do melhor entendimento das suas necessidades e expectativas e a formação de uma visão global dos ambientes de marketing.

Customização: definida como a produção de bens e serviços que atendam aos anseios específicos de cada cliente, individualmente, a custos superiores aos dos produtos não customizados ou padronizados.

Dumping: domínio de mercado por meio de política de preço, prática desleal, os preços seriam inferiores ao custo.

EDI: (Troca Eletrônica de Dados).

ECR: Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao Consumidor).

Empowerment: processo de repartir poder com os empregados, aumentando, deste modo, sua confiança em suas habilidades para desempenhar seus cargos e suas crenças que são contribuintes influentes para a organização.

Endomarketing: a filosofia do marketing aplicada dentro da organização, recursos humanos e marketing de mãos dadas, o marketing voltando para dentro.

Franquia: associação contratual entre um fabricante, atacadista ou organização de serviços (um franqueador) e empresários independentes (franqueados) que compram o direito de possuir e operar uma ou mais unidades no sistema de franquia.

FOB – (FREE ON BOARD) – livre a bordo): sistema de cotação de preço em que o comprador se responsabiliza pelo pagamento dos custos de transporte.

Jingle: propaganda gravada, contendo música e texto, destinada à veiculação radiofônica.

Jobber: atacadista, distribuidor.

Joint Venture: subsidiária compartilhada por duas ou mais empresas, tanto local quanto internacionalmente.

Just In Time (JIT): sistema que requer sublinhas e componentes para serem fabricados em lotes muito pequenos e entregues ao estágio seguinte  do processo produtivo, exatamente nas condições necessárias.

Layout: esboço de anúncio.

Malling List: relação de nomes para mala direta.

Maid Order: reembolso postal.

Marca: é qualquer sinal visualmente perceptível capaz de identificar produtos ou serviços. A marca é um instrumento propiciador do binômio fidelidade e confiança, pois o consumidor irá buscar de determinado produto ou serviço na expectativa de nele encontrar garantias mínimas de satisfação e qualidade, o que somente será possível se puder individualizá-lo em meio a outros produtos/serviços, de origem diversa.

Marketing diferenciado: uma estratégia de cobertura de mercado em que a empresa decide se voltar para diversos segmentos de mercado e desenvolver ofertas separadas para cada um deles.

Marketing indiferenciado: uma estratégia de cobertura de mercado em que a empresa decide ignorar as diferenças dos segmentos do mercado e ingressar no mercado total com uma única oferta.

Marketing mix: um conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis (produto, promoção (comunicação, preço e praça) que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.

Marketing one-to-one: marketing individual.

Marketing Share: participação no mercado, potencial de vendas.

Mark up: margem bruta. É o processo para adicionar uma margem aplicada ao custo-base, para determinação de preço.

Mercado: é o conjunto de atuais e potenciais compradores de um produto. Estes compradores partilham uma necessidade ou desejo particular que pode ser satisfeito por meio de trocas ou relações.

Mercado-alvo: conjunto de compradores que possuem necessidades e características comuns, ás quais a empresa decide atender.

Merchandising: Ação no ponto-de-venda. Utilização de ferramentas e expedientes promocionais no ponto-de-venda, visando a venda e a satisfação do consumidor.

Miopia de marketing: este fenômeno tende a acontecer pelo fato de que algumas organizações concentram seu foco somente no produto, ao invés de se preocuparem, primeiramente, com seus clientes. Esse termo foi “descoberto” e estudado,  primeiramente, por Theodore Levitt. Ele percebeu que as organizações que passavam por esse processo, perdendo o seu foco de negócio, visando apenas o seu produto.

Partner Relationship  Management ( PRM): pode ser definido como uma estratégia de negócio, um subsistema do CRM, que tem como objetivo melhorar a comunicação entre parceiros e a logística de distribuição, de forma a maximizar o potencial da relação apresentado sinergias ao clientes finais do canal.

Patente: é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade outorgado pelo Estado aos inventores e/ou às demais pessoas que, de qualquer forma, tenham contribuído para a criação e pretendam dela fazer uso, em escala industrial. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar, detalhadamente, todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Press Release: notícia distribuída para divulgação graciosa.

Royalty: Importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra para permitir seu uso ou comercialização.


Skimming de mercado: estabelecimento de um preço alto para um novo produto com a finalidade de “retirar”, camada após camada, o máximo da “nata” (skim) das receitas provenientes dos segmentos que estiverem dispostos a pagar aquele preço; a mesma empresa faz um número menor de vendas, porém mais lucrativas.

Stakeholders : este termo foi criado para designar todas as pessoas, instituições ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas ações de uma organização, ou seja, refere-se a toda parte interessada ou interveniente, de um processo, por exemplo, clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, comunidade etc. O processo em questão pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização sem fins lucrativos).

Vantagem competitiva: capacidade de ter um desempenho melhor que dos concorrentes, na oferta de algo que o mercado valorize.




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